03 maio 2005

Trecho de "Veronika Decide Morrer"

" (...) Depressao.
Os medicos diziam que uma substancia recem-descoberta, a serotonina, era uma das responsaveis pelo estado de espirito do ser humano. A falta de serotonina interferia na capacidade de concentrar-se no trabalho, dormir, comer, e desfrutar dos momentos agradavies da vida. Quando esta substancia estava completamente ausente, a pessoa sentia desesperanca, pessimismo, sensacao de inutilidade, cansaco exagerado, ansiedade, dificuldades para tomar decisoes, e terminava mergulhando numa tristeza permanente, que a conduzia a uma apatia completa, ou ao suicidio.
Outros medicos, mais conservadores, alegavam que mudancas drasticas na vida de alguem - como troca de pais, perda de um ente querido, divorcio, aumento de exigencias no trabalho ou na familia - eram responsaveis pela depressao. Alguns estudos modernos, baseados no numero de internacoes no inverno e no verao, apontavam a falta de luz solar como um dos elementos causadores da depressao. (...)

Que coisa boba. Depressao, loucura por um homem que nem sequer sabia mais onde morava, pelo qual se apaixonara perdidamente em sua juventude - ja que, como todas as outras mocas de sua idade, Zedka era uma pessoa absolutamente normal, e precisava passar pela experiencia do Amor Impossivel."

---

Coisa boba. Depressao

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...