05 abril 2007

De um Comentario para um Post

O blog das meninas da Oficina de Estilo tinha um post bem interessante que resolvi traze-lo para ca, apos o meu comentario virar um texto gigantesco... fala sobre celebridades e modelos...

04.04.07
celebridades x modelos

A Marie Rucki falou, na semana passada - nas palestras dela aqui em SP, da onda de celebridades na moda. E mostrou que a coisa não é tão nova assim: “nos anos 50, o jeans é introduzido na moda, graças a filmes com Marlon Brando e James Dean. Perceba que o fenômeno da celebridade influenciando a moda, já estava acontecendo aqui.” (a citação da Madame veio do Moda sem Frescura)
Também na semana passada, o style publicou lista com as 10 modelos mais legais do momento. E a gente tem amigos que conhecem to-das as modelos e sabem os nomes e que desfiles e campanhas fizeram…. mas quase sempre a gente sabe mais de celebridades do que de top models, não? E Madame Rucki tratou de dizer que a gente tá na era da substituição das tops por celebridades.
Que a gente tem ‘vontades’ muito por afinidade e influência, né? A gente escolhe o é familiar, o que não agride, o que a gente acha que parece com a gente. E a gente sabe de (quase) tudo das celebridades que amamos: quem namora, últimos trabalhos, de quem é amiga… e essa celebridade fica mais próxima, como se a gente conhecesse. Faz sentido a gente se identificar, se inspirar nos looks das celebs favoritas.
É diferente com modelos: a gente as vê imaculadas e super mega sérias nos desfiles, mas não sabemos mais nada. Nem nomes - a não ser que essas modelos virem celebridades, tipo Gisele e Carol Trentini (ou quando uma delas entra pro time das “anjas” da Victoria’s Secret). Porque no geral elas são ‘padronizadas’: “(…) esta nova safra de modelos veio marcada pela homogeneidade, com um padrão de beleza bem definindo, sendo uma praticamente igual à outra. Sem expressar muita personalidade as modelos não são mais capazes de transmitir a imagem da marca como faziam as tops antigamente.” (do About Fashion)
Por isso a gente fica de olho nas moças descoladas de Hollywood. Por isso cinema super conta pra gente exercitar o olhar fashion. Por isso é ruim quando elas aprontam baixarias ou viram anoréxicas. Por isso as novelas daqui podiam produzir celebridades mais bacanas pra gente ter referências nacionais…. Por isso a Vogue tá cheia de atrizes e cantoras nas suas últimas capas. E em campanhas de marcas de moda (o próximo passo serão os desfiles??) Por isso não tem como a gente ignorar celebrities quando resolve falar de moda. Not anymore.


Bom como disse eu comentei la sobre isso.... mas o comentario ficou tao longo que agora virou post...

Desde sempre Hollywood ditou moda, ou melhor, a moda realmente comecou atraves de filmes hollywoodianos. Quem nao se lembra do look Sabrina de Audrey Hepburn? De Marlene Dietrich, Greta Garbo, sim James Dean como foi citado, As Pin ups, que Gwen Steffani relancou o look nesse ultimo cd, todas personificadas em 1 Pin Up real daquele tempo a Betty Paige!!!!

Hj vemos uma capa de Vogue America c/ Scarlett Johanson, uma W c/ America Ferrea... a Ugly Betty, uma Teen Vogue na qual a unica modelo em toda a sua historia foi Gemma Ward, a Nylon tbem, ate em revistas masculinas como GQ.

E as modelos de hj, sem identidade. Elas tem 2 tipos de andar as wannabe Gisele, ou as que andam sem expressao, no melhor estilo Herchcovitch, que particularmente eu amooooo, mas foi se o tempo. Acho uns 10 anos atras, quase. Quando fiz o meu primeiro trabalho de moda, desfile (Phytoervas Fashion) viamos se pelo telao o pe da modelo e pelo andar ja sabiamos se era uma Isabela Fiorentino, uma Cassia Avila. Ou melhor, uma nao se eram elas em si, pois tinham a identidade pelo andar, pela parada, pelo olhar que ate hj vemos em Gisele, mas se for uma new face seria ousadia ter essa identidade no andar, na parada.

Olhamos as Celebridades e nos identificamos com alguns aspectos, com a vontade de viver o que elas vivem. Modelos sao apenas modelos para o gde publico, elas apenas despertam o olhar de quem vive disso ou se interessa por.

As nossa celebridades, infelizmente nao se esforcam tanto com o se vestir... a nossa cultura de moda eh beeem novinha e ainda tomada como futilidade, e por isso quem vive desse saber, dessa cultura de moda olha mais para o que esta fora do que para o que temos ao nosso redor, Brasil. As celebridades hollywoodianas investem em imagem, e aqui estamos apenas comecando ou melhor, engatinhando. E nosso olhar em relacao ao copiar as celebridades, a maneira de vestir, o corte de cabelo, nos transporta para esse universo que tanto almejamos.

Tendencias comecam as vezes em filmes, em musica, e em series de tv. No Brasil temos apenas a novela para mostrar ao gde publico que nao entende ou nao procura o conhecimento de moda. Entao temos essa moda que nao podemos dizer que seja glamurosa, mas eh para o gosto do povao. Que nunca vai entender da estetica e do pq a personagem X estava usando um turbante, e isso apesar de ter virado algo incrivel para nos apaixonados por moda, nao somos a gde maioria, entao isso acabou nao virando nada. Mas a personagem Y da outra novela virou mania nacional, e "fashion" o bastante para ser moda.

Acho que precisamos rever os nossos conceitos, ou tentar educar a TV e a novela, para que possam ter o senso de estetica, pois cansei de me perguntar - Pq as pessoas se vestem mal, se temos tantos veiculos de "moda", de informacao? - Mas uma coisa e termos, a outra seria procurar a informacao e entender o que passamos e finalmente absorver essa informacao e que para leigos vira um bicho de 7 cabecas


e eu filosofo muito sobre isso... ate onde a Midia impoe a Moda que vemos na vida real, nas revistas e na novela?

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...